sábado, 15 de novembro de 2014

A DIFÍCIL PRÁTICA DO ESPORTE AMADOR


















        O ESPORTE HOJE AINDA É ALGO QUE FASCINA MUITO AS CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS POR TODA PARTE DO BRASIL E DO MUNDO. O ESPORTE PROFISSIONAL TEM SIDO O QUE MAIS TEM ATRAÍDO A ATENÇÃO DE MILHARES DE JOVENS NO PAÍS PELO FATO SEU MERCADO DE TRABALHO ESTÁ EM CONSTANTE ELEVAÇÃO.
        CERTAMENTE POR ESSAS E OUTRAS RAZÕES, MUITOS JOVENS SE DEDICAM A PRATICAREM ESPORTES AMADORES PRINCIPALMENTE O FUTEBOL DE CAMPO E O FUTEBOL DE SALÃO QUE SÃO AS DUAS MODALIDADE ESPORTIVAS MAIS POPULARES NO INTERIOR DESSE BRASIL. É AÍ QUANDO COMEÇAM AS GRANDES DIFICULDADES PARA LEVAR ESSA PRÁTICA EM FRENTE. AS PESSOAS COMEÇAM A SE ORGANIZAREM EM SUAS CIDADES, BAIRROS E ZONA RURAL COM O OBJETIVO DE CADA TIME CONSTRUIR SUA IDENTIDADE. O PODER PÚBLICO FAZ QUESTÃO DE IGNORAR A EXISTÊNCIA DESSES "GRUPOS" E PASSAM A LEMBRAR APENAS EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO OFERECENDO BOLAS E UM UNIFORME COM O NOME DO CANDIDATO ATRÁS COMO SE FOSSE UMA GRANDE EMPRESA PATROCINADORA.
        PASSADO ESSE PERÍODO, PASSAM A DEPENDER DE "VAQUINHAS" DE CADA JOGADOR PARA CONTINUAREM FAZENDO AQUILO QUE MAIS GOSTAM DE FAZER: JOGAR APENAS POR ESPORTE, AO INVÉS DE ESTAREM FAZENDO USO DE DROGAS.
        RECORREM A UM EMPRESÁRIO CONHECIDO NA REGIÃO, MAS O MESMO AGE DA MESMA FORMA DO PODER PÚBLICO: DÁ ALI ALGUMA COISA E NUNCA MAIS QUER CONTATO COM ESSAS PESSOAS. ELES TAMBÉM NÃO COMPREENDE A IMPORTÂNCIA QUE TEM O ESPORTE AMADOR PARA QUEM PRATICA E PARA QUEM INVESTE NELE.
 POR QUE SERÁ QUE EMPRESÁRIOS DE CIDADES PEQUENAS NÃO INVESTEM EM PROPAGANDA DESSE TIPO? ALGUNS QUE AINDA COLOCAM SUA EMPRESA EM UM UNIFORME DE TIMES AMADORES, SEQUER CONHECEM A HISTÓRIA DESSE TIME OU ACOMPANHAM ALGUNS JOGOS. TALVEZ ESSA SEJA E RESPOSTA DA PERGUNTA ANTERIOR.
        POR FALTA DE INCENTIVO, ALGUNS JOGARES MIGRAM PARA OUTROS TIMES (DE OUTRAS COMUNIDADES) QUE POSSUEM UMA "ESTRUTURA" MELHOR, E ACABAM JOGANDO CONTRA SUA PRÓPRIA CASA O QUE MUITAS VEZES ACABAM HAVENDO MUITAS REVOLTAS E CONFUSÕES NO AMBIENTE DE JOGO.
        DESSA FORMA A PRÁTICA DO ESPORTE AMADOR VAI SE TORNANDO CADA VEZ MAIS DIFÍCIL PARA AQUELES QUE SÃO DONOS DE TIMES POR NÃO CONTAR COM APOIO DO PODER PÚBLICO, DO PRIVADO E PRINCIPALMENTE A COMPREENSÃO DOS ATLETAS NELE ENVOLVIDOS.