AS POUCAS CHUVAS QUE VÊM CAINDO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PEREIRO/CE TEM CAUSADO MUITAS PREOCUPAÇÕES AOS PEQUENOS CRIADORES E AOS PRÓPRIOS AGRICULTORES QUE AO LONGO DOS ÚLTIMOS QUATROS ANOS, VÊM SOFRENDO COM A PERCA QUASE TOTAL DA LAVOURA. O FATO DE ENFATIZAR A ZONA RURAL É DEVIDO NA SEDE E EM SUAS PROXIMIDADES TEREM CHOVIDO UM POUCO MAIS. ISSO É CARACTERÍSTICA DO NOSSO MUNICÍPIO. EM PERÍODOS DE INVERNO, SEMPRE CHOVE MAIS NA CIDADE E EM SEUS ARREDORES.
QUANTIDADES CHUVAS DE CADA MÊS:
JANEIRO: 125MM;
FEVEREIRO: 21MM;
MARÇO: 75MM;
ABRIL: 50MM;
MAIO: 41MM;
JUNHO: 0MM.
TOTAL: 312MM.
ESSA FOI A QUANTIDADE DE CHUVAS OCORRIDAS ESPECIFICAMENTE NA COMUNIDADE DO SÍTIO CARVÃO, LOCALIZADO A 16KM DA SEDE.
ESSA FOI A QUANTIDADE DE CHUVAS OCORRIDAS ESPECIFICAMENTE NA COMUNIDADE DO SÍTIO CARVÃO, LOCALIZADO A 16KM DA SEDE.
COM ESSA QUANTIDADE MÍNIMA DE CHUVAS, HOUVE UMA GRANDE PERCA NAS PLANTAÇÕES E NÃO HÁ ACÚMULOS DE ÁGUA NEM PARA AS NECESSIDADES BÁSICAS DO CONSUMO HUMANO. A SOLUÇÃO É APELAR PARA A BOA VONTADE DO PUDER PÚBLICO QUE FAZ A DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA EM CARROS PIPAS.
QUANTO A PERCA DA LAVOURA, OS AGRICULTORES ESPERAM RECEBEREM UM AUXÍLIO ATRAVÉS DO GARANTIA SAFRA, UM PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO AGRICULTOR PAGO PELO GOVERNO MUNICIPAL, ESTADUAL, FEDERAL E EM PARCERIA COM O PRÓPRIO AGRICULTOR QUANDO HÁ PREJUÍZOS NAS COLHEITAS.
QUE ANOS MELHORES POSSAM VIR PARA TERMOS UMA VIDA COM MAIS DIGNIDADE. POIS A ÁGUA É UM BEM FUNDAMENTAL E INDISPENSÁVEL NA VIDA DAS PESSOAS E DE TODO OS HABITANTES DA TERRA.